Vistoria no Pontal da Barra, Pelotas/RS, no final da década de 90, pelo Programa Mar de Dentro e pela FEPAM , com acompanhamento das ONGs GEEPAA e CEA. Giovani Mauricio (GEEPAA). Foto: Antonio Soler/CEA
O banhado do Pontal da Barra, em Pelotas/RS, além de sofrer pressão pela especulação imobiliária, muitas vezes com a anuência do Poder Público, agora corre um novo perigo: o de ser consumido pelo fogo.
Essa nova agressão ocorreu durante do fim de semana passado (09 e 10.06.12), quando grande parte desse ecossistema úmido foi consumido por um incêndio que carece de esclarecimentos pelo Corpo de Bombeiros e pela polícia ambiental.
Objeto de ações de movimento ambiental/ecológico, de estudos acadêmicos diversos, de ações judiciais e até de legislação própria, o banhado do Pontal da Barra continua carecendo de um cuidado maior, seja através de uma política ambiental adequada, seja por parte da população.
Recentemente, retomou-se o movimento pela proteção do banhado do Pontal da Barra, iniciado nos anos 90, protagonizado por diversas instituições e pessoas preocupadas com o seu desaparecimento, como a ONG Pró-Pampa.
Na reunião de hoje do COMPAM, o CEA colocará o tema em debate, propondo medidas adequadas para esse descaso ambiental.
Em breve, no Blog do CEA, mais informações.

Pro Pampa puxando movimento pela proteção do banhado do Pontal da Barra, Pelotas/RS, 2012. Foto: Gustavo Wallwitz.
3 comentários
Comments feed for this article
junho 11, 2012 às 7:02 pm
Fátima Romeu de oliveira
Mostra que as iniciativas em relação aos problemas do Banhado do Pontal da Barra já está dando iniciativas populares e ambientalistas que estão interessados. A falta de amadurecimento do ser humano em não conservar a natureza demonstra a incapacidade dele o “homem”ser um mal Educado sem formação ambiental e solidariedade.A ação é conservar é a reação destruir quando as duas juntarem quem sabe? teremos finalmente o Mundo Ideal e o lugar que moramos perfeitos para todos.
SABE-SE! Agora que é. A Eucação o melhor dos problemas,Conscientização,debater e a valorização de cada espécie na terra.
segunda-feira,11 de junho de 2012.
F.R.oliveira.
julho 16, 2012 às 11:02 am
COMPAM aborda degradação ambiental do Pontal da Barra « OngCea
[…] também: https://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2012/06/11/banhado-do-pontal-da-barra-tem-nova-ameaca… Nem a “educação ambiental” pela placa que alerta e nem pelo crime ambiental previsto […]
agosto 9, 2012 às 6:32 am
Cuide dos Pais e também do banhado do Pontal!!!! « OngCea
[…] Leia também:https://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2012/07/30/e-por-falar-em-abraco-um-pouco-do-abraco-a-lagoa/; https://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2012/07/16/compam-aborda-degradacao-ambiental-do-pontal-da-barra/; https://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2012/02/20/f-quer-impedir-a-implantacao-de-loteamento-residencial-no-pontal-da-barra/ e https://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2012/06/11/banhado-do-pontal-da-barra-tem-nova-ameaca… Share this:Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. […]