Rampazzo, do CEA, que participou dos dois EEEEs organizado pelo CEA, no Encontro em Pelotas

Em agosto de 2010, acontecerá o XXVIII Encontro Estadual de Entidades Ecológicas (EEEE), em Viamão/RS. Em torno de trinta anos que o movimento ecológico gaúcho (MEG) vem se reunindo e tratando de temas relativos a crise ecológica. É uma marca (28 econtros) que merece respeito e atenção. E tudo isso com pouco ou nenhum patrocínio. Foram raros os momentos em que o MEG conseguiu apoio de governos ou de outra fonte.

Ao longo desse tempo, o CEA vem participando  e organizando EEEEs, discutindo teorias e aplicando ações para um planeta saudável, uma economia justa e uma relação socidade/natureza não antropocentrica.

Na zonal sul do RS, na década de 80, aconteceu um EEEE, em Rio Grande, e em 2001 foi a vez de Pelotas receber o evento, ambos organizdos pelo CEA e outras ONGs.

XVII EEEE, em Passo Fundo

Leia abaixo a convocação da APEDEMA-RS para o XXVIII Encontro Estadual de Entidades Ecológicas (EEEE).

Saudações a todas e todos…

É com muita satisfação que a Coordenação Executiva da Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (APEDeMA-RS) convoca as organizações para participar do Encontro Estadual de Entidades Ecológicas  (EEEE 2010).

O encontro será realizado entre 26 e 28 de agosto, na Zona Rural de Viamão, dentro da APA Banhado Grande, no Centro de Formação Sepé Tiarajú, localizado no assentamento Filhos de Sepé lindeiro do Refugio de Vida Sivestre Banhado dos Pachecos. O local foi estrategicamente escolhido pela referência em praticas de agroecologia, bioconstrução e permacultura. Ali, há mais de 10 anos, são realizadas pesquisas em saneamento com tecnologias sociais, produção de arroz ecológico e o viver em comunidade junto à natureza, hoje já espalhadas nos assentamentos urbanos e rurais do RS e do Brasil. Outro fator determinante na definição da área é a ameaça de implementação de projetos de mineração de carvão, que colocam em risco a biodiversidade, as práticas produtivas e a sustentabilidade ambiental da região.

O movimento ambiental tem vivido momentos importantes e transformações que nos exigem organizaçãoe reflexão. Muito são os temas e desafios que enfrentaremos a partir da união, organização e ampliação do Movimento Ecologista Gaúcho (MEG). Assim, estamos chamando as entidades filiadas a APEDeMA e as não filiadas, que trabalham e militam de forma decisiva neste movimento que dialoga com grupos aliados e movimentos sociais populares.

O encontro tem como objetivos a formação e troca de experiências, a sistematização, a busca de consensos e linhas políticas das lutas que o movimento tem enfrentado e que já prevemos que vamos enfrentar.

A primavera dos povos não inicia em nenhuma parte, ou pelo contrario, inicia por todas as partes, em cada lugar, onde hoje mulheres e homens estão experimentando maneiras de organizar-se em sociedade, as que priorizam a vida em lugar do material e do capital.

Espirrais senhores do mundo? Deve ser o pólen que irrita o nariz.

A primavera esta chegando, a primavera já chegou, é primavera!!!

XVI EEEE, Tapes

XXII EEEE, em Pelotas