Uma das mais cruéis ações terroristas de todos os tempos.
Durante a Guerra do Vietnã os Estados Unidos despejaram mais de 12 milhões de galões do herbicida chamado “agente Laranja”.
Este desfolhante foi usado para destruir plantações, vegetação às margens dos cursos dágua e remover a densa floresta que fornecia alimentos e cobertura para Vietcongs.
Milhões de pessoas (vietnamitas e de soldados dos E.U.A) foram expostos ao pesticida. Embora a pulverização tenha terminado 30 anos atrás, a dioxina do “agente laranja” continua causando estragos em três gerações de vítimas.
Os culpados por esse crime bárbaro nunca foram julgados e condenados, salvo por uma pequena parcela da opinião pública…
No Brasil, o governo brasileiro usou o agente laranja para desfolhar uma grande area da floresta amazônica para que a Alcoa construir a Usina Hidrelétrica de Tucuruí e então prover energia as operações de mineração. Grandes areas da floresta foram destruidas, junto com casas e moradias de milhares de populações tradicionais e indígenas.
Fontes: http://photoblog.msnbc.msn.com/_news/2011/06/17/6879184-the-legacy-of-agent-orange, http://www.msnbc.msn.com/id/43437052/ns/world_news-asia_pacific e http://pt.wikipedia.org/wiki/Agente_laranja
Veja o vídeo: As Folhas Continuam Caindo
Deixe um comentário
Comments feed for this article