Precisamos de um Estado policial?? A nossa polícia deve ter um treinamento militar? Esse vídeo faz a gente pensar sobre isso., assim como, o  texto de Bruno Graebin de Farias, em seu facebook, chamado “Violência Policial e Formação em Psicologia” ou o texto de Marco Weisseimer “A privatização de Porto Alegre e a verdadeira face do vandalismo” que problematizam a violência policial, a violência do Estado gaúcho no episódio da Defesa Pública da Alegria em Porto Alegre.

Para quem não sabe em função de uma série de denúncias dos abusos da polícia militar, a ONU recomendou ao Brasil para abolir a Polícia Militar – o que não é possível a não ser com uma reforma constitucional, pois o Brasil sacralizou tal modelo na Constituição de 1988.

Em 2006 a então relatora do tema “Defensores de Direitos Humanos” na Organização das Nações Unidas (ONU), Hina Jilani, realizou uma série de audiências no Brasil para ouvir as denúncias dos Movimentos Sociais sobre casos de violações dos direitos humanos no país. Este vídeo foi produzido para a ocasião de sua passagem por Santa Catarina.

O filme aborda três episódios recentes da história de Santa Catarina, são eles: a manifestação de repúdio ao “Relógio dos 500 anos” instalado pela Rede Globo nas capitais do país em 2000; a luta do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no ano de 2005 e as manifestações de resistência ao aumento das tarifas do transporte público em Florianópolis, episódio que ficou conhecido como “Revolta da Catraca”.

Nestes três casos, a violência da repressão e criminalização dos movimentos sociais marcou o papel da Policia Militar catarinense na violação dos Direitos Humanos e dos Direitos Civis básicos, tais como a livre manifestação e expressão, pilares nos quais se sustenta o “Estado Democrático de Direito”. A partir da denuncia, “Democracia Militar” busca fomentar o debate sobre a qualidade e, no limite, sobre a possibilidade de um regime democrático no qual a ação dos aparelhos repressivos pauta-se pelo total desrespeito aos direitos básicos dos cidadãos.

Anúncios