Dércio Marques em Pelotas

Show de Dercio Marques, com apoio do CEA, em Pelotas-RS, 2005. Foto: Cíntia Barenho/CEA

Foi em novembro de 2005, que o mineiro Dércio Marques, filho de uma gaúcha de Rio Grande e de um uruguaio, passou por Pelotas com apoio do CEA, Centro de Estudios en Lengua Española e do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região para se apresentar no Conservatório de Música da UFPel.

Dércio, um  violeiro-cantador brasileiro, trouxe na bagagem seus pés, sua voz e a viola.

Para quem não sabe, entre os anos 1960 e 1970 ele percorreu, ao lado do também pesquisador e produtor musical Marcus Pereira, diversos pontos do país e do continente latino-americano. Dessa incursão, quase científica, descobriram raridades como cantigas, sons e costumes que mais tarde renderam a célebre coleção de discos do selo Marcus Pereira – que alguns musicólogos defendem como o mais importante projeto fonográfico realizado até hoje no país. (Fonte:Diário Popular)

O recital de Dércio Marques em Pelotas contou com a abertura do compositor Marco Gottinari. Dois violeiros que tem na natureza uma das principais fontes de inspiração para produção artística.

Hoje sabemos da notícia que Dércio não está mais entre nós Portanto, cabe essa nossa singela homenagem a sua obra, que tanto se inspirou e musicou na luta ecológica.

Para saber um pouquinho mais desse violeiro que nos deixa, leia Bem-vindo Dércio Marques 

Anúncios