Chegando no Rio de Janeiro. Fotos Cíntia Barenho/CEA

por Cíntia Barenho

Ao chegar ontem no Rio de Janeiro é surpreendente perceber que a cidade é um canteiro de obras para os mega-eventos que sediará, começando pela Rio+20.  Por conta disso e por ser uma grande cidade, o deslocamento do aeroporto Galeão até o Viva Rio demorou mais de uma hora. além das vias terrestres, as vias aéreas parecem também estar congestionadas. Helicópteros passam constantemente por todos os lados, fica-se imaginando como será perto dos dias que as delegações oficiais e chefes de Estado chegarão. Inclusive o aeroporto Santos Dumont, próximo ao centro do Rio, estará fechado durante os dias 20 a 22 de junho.

No ViVaRio acontece até dia 14/06 a formação dos sistematizadores e facilitadores das plenárias e assembleias que ocorrerão na Cúpula dos Povos. Para se ter uma ideia, o Grupo Articulador da Cúpula, espera um público de 1-2mil pessoas nas 5 plenárias que estão previstas. Consequentemente para a 3 assembleias dos povos milhares são os previstos.

Estou participando enquanto sistematizadora, através da Marcha Mundial das Mulheres. Ou seja, formação política Feminista da MMM e formação política Ecológica do CEA.

O trabalho durou o dia inteiro, sendo que mais ao final do dia, fomos conhecer a estrutura que está sendo montada para receber a Cúpula dos Povos no Aterro do Flamengo. Local que fica no meio entre os espaços governamentais, do SEBRAE e de outras instituições que disputam espaços e atenções a todos e todas que chegarão até a Cúpula dos Povos – na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental – e que estarão tratando da unidade e a mobilização do povos, em defesa da vida e dos bens comuns, justiça social e ambiental, contra a mercantilização da natureza e a “economia verde”.

A cúpula dos Povos começa a tomar formas materiais. Fotos de Cintia Barenho/CEA

Hoje a formação segue no VivoRio e amanhã abre-se oficialmente as atividades da Cúpula dos Povos. Estaremos pela manhã acompanhando a “Toxic Tour”em territórios impactados pelas corporações.

Para ver as fotos da participação do CEA na Cúpula dos Povos/Rio+20

Clique AQUI

Para saber mais da Cúpula dos Povos clique AQUI

Anúncios