A Cúpula dos Povos, mobilização da sociedade civil durante a Rio+20, será realizada de 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, mesmo espaço onde, há exatos 20 anos, foi realizado o Fórum Global, histórico encontro que reuniu milhares de militantes e simpatizantes das causas socioambientais durante a Rio-92. Cerca de dez mil pessoas de todo o mundo são aguardadas para participar da Cúpula dos Povos.
Agora está confirmado: a Cúpula dos Povos (15 a 23 de junho, no Rio de Janeiro) acontecerá no Aterro do Flamengo, mesmo espaço onde, há exatos 20 anos, foi realizado o Fórum Global, histórico encontro que reuniu milhares de militantes e simpatizantes das causas socioambientais durante a Rio-92.
A decisão atende à reivindicação das redes, organizações e movimentos sociais que integram o Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20 e vinham negociando a utilização do Aterro do Flamengo com a Prefeitura do Rio. O principal nó das negociações – encontrar um local para alojar cerca de dez mil pessoas de todo o mundo que são aguardadas para a Cúpula dos Povos – foi desatado de forma considerada satisfatória pelo Comitê Facilitador, com a perspectiva de alojar a todos os participantes em espaços públicos localizados no entorno do Aterro.
Foram oferecidos – e prontamente aceitos – como opção de alojamento aos participantes da Cúpula dos Povos, os CIEPs Tancredo Neves (no bairro do Catete) e José Pedro Varela (Centro), que têm capacidade para alojar cerca de cinco mil pessoas, além das novas instalações dos camarotes do Sambódromo (entre duas e quatro mil pessoas). Também foram oferecidos um galpão de 5 mil m² na Praça Mauá e um terreno de 16 mil m² na região do Cais do Porto, mas ambos ainda precisam ser mais bem avaliados.
Os organizadores da Cúpula dos Povos se comprometeram a apresentar até a próxima segunda-feira (2 de abril) ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) sua proposta de ocupação do Parque do Flamengo, que será compartilhado com o governo. O acordo para a ocupação do local foi selado durante reunião dos membros do Grupo de Articulação que organiza a Cúpula dos Povos com o prefeito Eduardo Paes, o representante do Itamaraty e secretário nacional do Comitê de Organização da Rio+20, Laudemar Aguiar, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19877&alterarHomeAtual=1
3 comentários
Comments feed for this article
março 31, 2012 às 3:46 pm
Fátima Romeu de oliveira
Uma prévia do maior evento realizado no Brasil.A Rio+20,traz a cúpula do povo,dirigentes de outros PAISES interessados no porte grandioso de Mídia e soluções para o PLANETA E SUA POUPLAÇÃO.Será a nossa Odisséia no Espaço Terrestre.Associado as Conferências das Nações unidas, sobre a ECO-92 ,o evento servirá a justiça social e ambiental em favor da sociedade.Surgiram diversas expectativas e a vontade de transformar a RIO+20 num porte pelos Direitos Humanos,Políticos, sociais e econômicos do Mundo,afirmando o compromisso de novos programas ambientais e a troca de experiências em relação a Economia verde, e Econômia solidária.Marcará o território de deveres civis.””A CIDADANIA DE TODOS PARA TODOS”
abril 1, 2012 às 4:26 pm
Silvia da Silveira Ribeiro
Parabéns pelo grandioso trabalho, como faço para ir, pertenço a Agenda21 de Rio Grande, estive no Forum de Poa em Janeiro.
abril 15, 2012 às 6:41 pm
Arno Kayser, do Movimento Roessler, lança vídeo sobre ECO92 « APEDeMA-RS
[…] tempos de Rio+20 e Cúpula dos Povos, é bom lembrar o que foi o Fórum Global que há vinte anos é inspiração para o mundo todo. O […]