Em reunião preparatória para a Rio + 20, no Itamaraty, ministros discutem a participação dos movimentos sociais na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável marcada para junho, no Brasil. Foto: Valter Campanato/ABr

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou hoje (9) que o governo vai assegurar a participação dos movimentos sociais na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada no Brasil de 20 a 22 de junho. A ministra participou de reunião no Itamaraty com o secretário-geral das Nações Unidas para a Rio+20, Sha Zukang.

“Foi destacada a participação social e o reconhecimento de todo o papel do governo brasileiro em apoiar as organizações sociais e seu espaços. Estamos trabalhando conjuntamente com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e em uma interlocução ampla com outros ministérios, de tal maneira que possamos assegurar a participação dos movimentos sociais, do movimento indígena, com todos os espaços definidos e inclusive com apoio financeiro”, disse a ministra ao final do encontro.

Segundo Izabella Teixeira, a participação na conferência deve ser expressiva, tanto de chefes de Estados e delegações, quanto da sociedade.

“O nível de engajamento já é bastante alto, de delegações e de chefes de Estado, superando a expectativa. Esperamos em torno de 50 mil pessoas credenciadas para participar da conferência e dos debates”, disse a ministra.

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, que também participou da reunião, disse que o secretário da Rio+20 Sha Zukang, elogiou a organização do evento.

“Ele reconheceu a mobilização sem precedentes de recursos políticos, humanos e materiais pelo país anfitrião, ou seja, Brasil, para a organização desta conferência, que deve ser uma das maiores realizadas sobre desenvolvimento sustentável”, afirmou Patriota.

Ele disse ainda que o Brasil se posiciona de uma maneira “cada vez melhor sintonizada para apresentarmos nos trabalhos preparatórios uma posição de vanguarda, de liderança, para a preparação do documento final da Rio+20″.

Além de Patriota e Izabella Teixeira, mais sete ministros participaram da reunião. Também estiveram presentes 12 secretários-executivos e sete paramentares.

Fonte: http://blog.planalto.gov.br/governo-vai-assegurar-participacao-de-movimentos-sociais-na-rio20-diz-ministra-do-meio-ambiente/

Anúncios