Vale vence o Public Eye Awards, prêmio de pior empresa do mundo
Após 21 dias de acirrada disputa, a mineradora brasileira Vale foi eleita, nesta quinta, 26, a pior corporação do mundo no Public Eye Awards, conhecido como o “Nobel” da vergonha corporativa mundial. Criado em 2000, o Public Eye é concedido anualmente à empresa vencedora, escolhida por voto popular em função de problemas ambientais, sociais e trabalhistas, durante o Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos.
Este ano, a Vale concorreu com as empresas Barclays, Freeport, Samsung, Syngenta e Tepco. Nos últimos dias da votação, a Vale e a japonesa Tepco, responsável pelo desastre nuclear de Fukushima, se revesaram no primeiro lugar da disputa, vencida com 25.041 votos pela mineradora brasileira.
De acordo com as entidades que indicaram a Vale para o Public Eye Award 2012 – a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale (International Network of People Affected by Vale), representada pela organização brasileira Rede Justiça nos Trilhos, e as ONGs Amazon Watch e International Rivers, parceiras do Movimento Xingu Vivo para Sempre, que luta contra a usina de Belo Monte -, o fato de a Vale ser uma multinacional presente em 38 países e com impactos espalhados pelo mundo, ampliou o número de votantes. Já para os organizadores do prêmio, Greenpeace Suíça e Declaração de Berna, a entrada da empresa, em meados de 2010, no Consórcio Norte Energia SA, empreendimento responsável pela construção de Belo Monte, foi um fator determinante para a sua inclusão na lista das seis finalistas do Public Eye deste ano.
A vitória da Vale foi comemorada no Brasil por dezenas de organizações que atuam em regiões afetadas pela Vale. “Para as milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, que sofrem com os desmandos desta multinacional, que foram desalojadas, perderam casas e terras, que tiveram amigos e parentes mortos nos trilhos da ferrovia Carajás, que sofreram perseguição política, que foram ameaçadas por capangas e pistoleiros, que ficaram doentes, tiveram filhos e filhas explorados (as), foram demitidas, sofrem com péssimas condições de trabalho e remuneração, e tantos outros impactos, conceder à Vale o título de pior corporação do mundo é muito mais que vencer um prêmio. É a chance de expor aos olhos do planeta seus sofrimentos, e trazer centenas de novos atores e forças para a luta pelos seus direitos e contra os desmandos cometidos pela empresa”, afirmaram as entidades que encabeçaram a campanha contra a mineradora. Em um hotsite (http://xinguvivo.org.br/votevale/) criado para divulgar a candidatura da Vale, forma listados alguns dos principais problemas de empreendimentos da empresa no Brasil e no exterior.
2 comentários
Comments feed for this article
janeiro 28, 2012 às 8:46 am
Geraldo A. Lobato Franco
Parabenizo a ONG CEA por começar a abrir os seus próprios olhos ante a enxurrada de empresas-gigante brasileiras responsáveis pelos desatinos gerais cometidos no país, dentre outros, o efeito estufa.
Mas, ainda há muitas outras a serem criticadas vivamente. Aceitam uma sugestão: criem o seu próprio ‘index proibitorum’ de empresas do país que tratam o povo pior que cachorro. São tantas, que nenhum esforço será necessário pra criar uma lista das dez (ou cem, ou mil) mais hediondas.
Ao trabalho heróis do Sul !!!
fevereiro 2, 2012 às 9:06 am
ONG Cea
Prezado Geraldo
Agradecemos a tua manifestação, no entanto nos perguntamos: quando estivemos de olhos fechados? Nossos olhos, ouvidos e bocas estão bem abertos e seja no blog ou nas ruas fazemos a luta ecológica denunciando a barbarie do sistema capitalista frente ao meio ambiente. Tu como um leitor assíduo do blog não teria se dado conta disso? No mais, para esclarecer o efeito estufa é um efeito natural que ocorre na terra e sem ele não haveria vida no planeta. POrtanto, devemos ter efeito estufa. Acontece que há um agravamento desse efeito estufa, ou seja, há um aumento do aquecimento, um constante aumento da temperatura do planeta, causado sim, pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa. Assim, o que deveria ser algo positivo pra natureza (efeito estufa) tem se tornado um problema, gerado por esse sistema de produção e consumo, no qual vivemos.