Alguns desavisados podem questionar “O que isso tem a ver com a luta ecológica?”. Tem tudo a ver meus caros e caras….
‘Não há democracia num país que tem uma emissora de TV que manda e desmanda, escandaliza e “des-escandaliza” (transforma verdadeiros escândalos em… nada)”
Por Igor Felippe Santos*
A Globo fez um escândalo sem precedente quando, em 2009, trabalhadores rurais derrubaram pés de laranjas (menos de 1% do total na área, contaminados por agrotóxicos, de acordo com o governo dos Estados Unidos) em protesto para denunciar que a fazenda era grilada pela Cutrale, as terras ficam no município de Borebi, na região de Iaras (SP).
Foram dias e dias de exposição por mais de uma semana, dia e noite, das imagens (sem contextualizá-las) de um trabalhador rural passando o trator sobre os pés de laranja. Esse escândalo teve como consequência a instalação de uma CPMI contra a Reforma Agrária, a paralisação da criação de assentamentos e tentativa de desmoralização do MST.
Agora suspeita-se que um integrante de um reality show, o BBB12, teria feito sexo sem consentimento com outra participante, desmaiada e sem consciência, o que configuraria estupro. Esta denúncia não vai aparecer no Jornal Nacional, no Bom Dia Brasil, no Jornal Hoje e no Jornal da Globo? As imagens, inclusive, não estão mais no arquivo da Globo…
Escândalo para a Globo é fazer um protesto contra a grilagem de uma empresa transnacional, contra a pobreza no campo e pela Reforma Agrária. Mas a suspeita de estupro dentro da suas instalações, transmitido ao vivo por suas câmeras (com consentimento da produção do programa?), não está sujeita a virar notícia.
Não dá nem para dizer que são dois pesos e duas medidas. Porque o escândalo no caso da Cutrale era a grilagem das terras, que foi omitida, assim como o episódio no BBB12. A Globo cria os escândalos que quer. E com todo o seu poder apaga aqueles que se configuram como tal que não convêm para seus interesses. Aposto que, daqui uma semana, o programa transcorrerá como se nada tivesse acontecido…
Tanto que a “história” e os “procedimentos” para a continuidade da “atração” já foram combinados entre produção e participantes, uma vez que “por volta das 19h30 desta segunda-feira, o áudio do pay-per-view do programa foi cortado e só voltou às 20h20. Às 20h, os brothers que estavam na área externa da casa tiveram que entrar imediatamente” (de acordo com o blog SRZD).
Não há democracia num país que tem uma emissora de TV que manda e desmanda, escandaliza e “des-escandaliza” (transforma verdadeiros escândalos em… nada). É hora da sociedade se movimentar e pressionar para que o governo federal jogue peso no projeto de regulamentação dos meios de comunicação. É preciso colocar amarras nesse monstro criado pela ditadura chamado Organizações Globo, que deveria escandalizar todos aqueles que defendem a democracia.
Igor Felippe Santos é jornalista, editor da Página do MST, do conselho político do jornal Brasil de Fato e do Centro de Estudos Barão de Itararé.
5 comentários
Comments feed for this article
janeiro 18, 2012 às 11:25 am
FátimaRomeu de Oliveira
Tudo bem! por tratar-se de um reality Show!. Os escandâlos estavam demorando pela uso excessivo de bebidas àlcoólicas que os participantes dos BBBs-12,consomem durante as festas. Alguns já estão preparados ao entrarem para Á CASA definidos a qualquer custo aparecer e mostrar-se ao público para que veio.Ganhar os sonhados milhões.
Cabe as autoridadas provarem os fatos acontecidos de vulnerabilidade de uma mulher independente de realiy show ser molestada sexualmente sem consentimento como falado ou por qualquer outro elemento do grupo que a pertence.
Fazer valer nesse momento a coerência.Julgar os fatos de maneira lucída não favorecer a ambos e nem levar o caso ao estremo dando IBOPE a emissora para que as pessoas vejam seu quadro de ShoWs como chamadas e propagandas de pontos de audiência no horário.
Entrar acima de qualquer suspeita com Boletins na Delegacia de Mulheres Rj-como agressão sem marcas corporais e sim morais.e,contra a TV- Globo e o “agressor”.
Deixar que a sociedade não julgue o fato.Que fique na apreciação da Justiça e na defesa e direitos do ser humano tanto homem como mulher).
Lamento! o ocorrido e que haja normas mais rígida na apuração e chamadas das pessoas que participam e que participão daqui para frente.
quarta-feira,18 de dezembro de 2012.
F.R.Oliveira.
janeiro 19, 2012 às 5:51 pm
Juliana Higa
ótimo post e relação entre os fatos Igor!
é muito difícil encontrar esta relação, mesmo que o discurso ambiental esteja ai repercutindo aos 4 ventos. Isto porque ainda estamos em uma etapa em que meio ambiente é a aplicação de boas práticas em casa e nas empresas, como se não envolvesse nossas práticas cotidianas, nosso posicionamento crítico no mundo, em como somos ou não representados pelas instâncias políticas e econômicas.
Valeu pelo post!!!
janeiro 31, 2012 às 11:18 pm
Rede Globo: Escândalo é derrubar pés de laranja. Estupro na … | Veja, Brasil
[…] the original post: Rede Globo: Escândalo é derrubar pés de laranja. Estupro na … arquivo, globo, hoje, jornal, jornal-hoje, jornal-nacional, nacional, Notícia, Opinião, […]
janeiro 31, 2012 às 11:29 pm
Rede Globo: Escândalo é derrubar pés de laranja. Estupro na … | Veja, Brasil
[…] here: Rede Globo: Escândalo é derrubar pés de laranja. Estupro na … « Brasil: Fifa manda agentes para investigar denúncias de corrupção … […]
fevereiro 1, 2012 às 6:09 am
Rede Globo: Escândalo é derrubar pés de laranja. Estupro na … : Revista Veja Brasil
[…] the original post: Rede Globo: Escândalo é derrubar pés de laranja. Estupro na … Category: Brasil, Comentário, Informação, OpiniãoTags: Brasil > globo > jornal > jornal-hoje > […]