Começa no próximo sábado (03/09) a 64ª Conferência Anual DPI/ONGs, que durante três dias vai focar no desenvolvimento sustentável, no voluntariado e no poder dos indivíduos de transformar efetivamente as comunidades. Tendo como tema “Sociedades Sustentáveis; Cidadãos Sensíveis”, a Conferência, realizada em Bonn (Alemanha), será uma oportunidade de interação entre ONGs e a sociedade civil no âmbito dos preparativos para a Conferência Rio+20, que acontecerá em junho de 2012.

Para o Presidente da Conferência, Felix Dodds, os meios de vida atuais fazem com os recursos naturais o mesmo que fazem bancos e instituições financeiras: privatizam os ganhos e partilham as perdas. Ele reiterou que o principal objetivo das economias deve ser melhorar a vida das pessoas em todo o mundo, de modo a libertá-las da necessidade e da ignorância, sem comprometer o planeta.

De acordo com o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para Comunicação e Informação Pública, Kiyo Akasaka, a Conferência vai avaliar as melhores práticas e maneiras de mudar os padrões de consumo, as relações entre economia verde e redução da pobreza, e o papel do engajamento civil e da ação voluntária no alcance do desenvolvimento sustentável.

O Vice-Representante Permanente da Alemanha na ONU, o embaixador Miguel Berger, destacou que os atuais desafios globais não podem ser enfrentados apenas pelos governos, acrescentando que o apoio ativo e o compromisso das ONGs são absolutamente essenciais para progredir na causa da sustentabilidade.

Já a Chefe da Divisão de Parcerias e Comunicações do Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), Donna Keher, ressaltou que as sociedades sustentáveis precisam de cidadãos sensíveis, e que a Conferencia “é uma oportunidade de ouro” para estabelecer parcerias de longo prazo que construam o desenvolvimento sustentável através do engajamento civil

Fonte: www.onu.org.br e http://www.un.org/wcm/content/site/ngoconference/

Anúncios