Foto: ONG Grupo Maricá - Viamão/RS

Começou no sábado (20/08), o curso de formação em educação ambiental promovido pelo Grupo Maricá, em parceria com Secretaria Municipal de Educação e escolas parceiras.

O primeiro módulo, realizado na Escola Municipal Santa Isabel, contou com participação de um bom número de educadores de diversas escolas e estudantes preocupados com a temática.

Pela manhã, Marcelo Borges, biólogo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS tratou sobre aspectos metodológicos e conceituais da educação ambiental, com enfoque na construção histórica da ambientalização da educação. “Não há um único conceito de educação ambiental, mas vários campos que buscam estabelecer metodologias a partir de concepções e vertentes e cabe ao educador identificar-se a partir de suas práticas”. Destacou ainda que o educador ambiental é o “braço armado” da educação ambiental por sua insistência e perseverança frente a enormes dificuldades.

No segundo momento, na parte da tarde, Eduardo Cezimbra, articulista do IPETRANS e da RETRANS abordou da necessidade de um novo olhar e sentido as nossas práticas. Com dinâmicas de grupo motivadoras, Cezimbra trouxe aspectos importantes dos princípios da decisão através do consenso.

Conforme Magda Mello, professora da escola “é essencial que possamos ter estes momentos de trocas como forma de repensar nossas práticas.”

Já Jorge Amaro, presidente do Maricá destacou que “cursos como estes, construídos de forma solidária e participativa, garantem a educação ambiental um espaço de diálogo e construção de ações coletivas. Nosso município precisa muito avançar nestes aspectos e esta simples ação tem este enfoque e dinamismo.”

Próximo encontro:

Escola Municipal Vinte de Setembro

Endereço: Avenida Plácido Mottim, 1097, Santa Cecília – Parada 4 – Viamão

Informações e Inscrições: grupomarica@gmail.com ou fone 51 96128261

Anúncios