A reunião foi co-presidida pelo Ministro Antonio de Aguiar Patriota, e pela Ministra Izabella Teixeira. Estiveram presentes Ministros de Estado, Senadores da República, autoridades do Governo Federal e da Prefeitura do Rio de Janeiro e representantes da sociedade civil.

 

Realizou-se hoje, no Palácio Itamaraty, a reunião de instalação da Comissão Nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A reunião foi co-presidida pelo Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, e pela Ministra do Meio-Ambiente, Izabella Teixeira. Estiveram presentes Ministros de Estado, Senadores da República, autoridades do Governo Federal e da Prefeitura do Rio de Janeiro e representantes da sociedade civil.

A Comissão Nacional, criada pelo Decreto 7.495, de 7 de junho de 2011, tem como objetivo promover a interlocução entre as diversas esferas de Governo e da sociedade civil com a finalidade de articular os eixos da participação do Brasil na Rio+20. É composta de órgãos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, representantes do meio acadêmico, do empresariado, dos trabalhadores, de comunidades indígenas e tradicionais, de organizações não-governamentais e de movimentos sociais.

A Conferência será realizada de 28 de maio a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. Os dois temas estabelecidos pelas Nações Unidas são: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável.

Para o Segmento de Alto Nível da Conferência (de 4 a 6 de junho), espera-se a presença de grande número de Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas. O evento será precedido pela última reunião do Comitê Preparatório, formado por representantes governamentais (28 a 30 de maio), e por uma série de eventos temáticos com a participação da sociedade civil (31 de maio a 3 de junho).

A proposta brasileira de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pelos países-membros das Nações Unidas durante a 64ª Assembléia-Geral (2009-2010). Na qualidade de país-sede e presidente da Conferência, o Brasil poderá contribuir para a renovação do compromisso internacional com o legado da Rio-92, antecipando a agenda do desenvolvimento sustentável dos próximos anos.

Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/i-reuniao-da-comissao-nacional-para-a-conferencia-das-nacoes-unidas-sobre-desenvolvimento-sustentavel-rio-20

Anúncios