Poluição do ar em Rio Grande/RS, um desafio para a politica ambiental. Foto: CEA

Na próxima terça-feira (28) ocorre o Seminário de Apresentação dos Resultados do Plano Ar, Clima e Energia (PACE), projeto de cooperação entre o Governo Francês e o Governo do Rio Grande do Sul, no Clube do Comércio, em Porto Alegre, às 8h30min. Na ocasião, serão apresentados os resultados do estudo, por meio de documento de planejamento estratégico para uma política integrada de Ar, Clima e Energia, a ser entregue à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Este documento, desenvolvido durante um ano e meio, com trabalho técnico e discussões com os parceiros, visa apoiar a tomada de decisão do Governo do Estado para melhorar a qualidade do ar no RS, reduzir as emissões de gases de efeito estufa (mudanças climáticas), diminuir as vulnerabilidades do território às alterações do clima e melhorar a gestão da energia (energias renováveis, eficiência energética).

De acordo com a Secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, “o material é uma ferramenta de desenvolvimento sustentável para o RS, como solicitado na Política Nacional das Mudanças Climáticas (PNMC) e na Política Gaúcha das Mudanças climáticas (PGMC)”.

Mudanças climáticas

Além disso, durante o evento serão apresentadas recomendações focadas nas atividades realizadas pela Fepam, conforme a coordenadora do projeto, Charlotte Raymond. Ela explicou que o PACE deverá ser usado como apoio para debate de maior amplitude sobre as mudanças climáticas no sul do País. “Queremos que com o projeto essa região do Brasil esteja preparada para enfrentar essas questões”, disse ela.

 O evento contará com palestra de representante do Codesul. Também estarão presentes representantes da FINEP, BNDES, Instituições Ambientais do Paraná e Mato Grosso do Sul, BRDE, Itaipu Binacional, Agência Francesa do Meio Ambiente e da Gestão de Energia, entre outros.

O seminário acontece na próxima terça-feira, 28, das 8h30min às 18h, no Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085 – Centro- Porto Alegre/RS).

O programa do evento está disponível no WWW.sema.rs.gov.br.

Texto: Silvana Barletta
Edição: Redação Secom

Anúncios