Recomeça amanha (14.12), o I Seminário Internacional a Cidade Sustentável e o Desenvolvimento Humano na América Latina: Temas, Pesquisas e Realizações e o II Seminário Nacional de Políticas Ambientais na Cidade, em Rio Grande, no Centro de Convivência Meninos do Mar (CCMAR), junto a Laguna dos Patos, no chamado Porto Velho. A primeira etapa ocorreu em agosto desse ano, quando palestrantes de cuba falaram de suas experiências.

O Evento, uma continuidade e ampliação do I Seminário, que ocorreu em 2008, têm caráter acadêmico, mas também político, pois apresenta como proposta propiciar aos participantes diferentes facetas das Políticas Públicas Ambientais no contexto atual (latino-americano, brasileiro e na cidade), focando vários aspectos desta temática, como a democracia ambiental, agricultura ecológica e auto-gestão.

Assim é que os seminários contarão com a presença de pesquisadores, militantes de associações e cooperativas de agricultores, bem como de membros de organizações não governamentais ecológicas. Ciência e política sendo discutidas em prol da sustentabilidade, o que garante ao encontro um caráter único e inovador para Rio Grande e região.

Os organizadores do evento esperam que os debates, as divergências e as polêmicas emergentes sirvam como subsídios para a produção, no contexto latino-americano, da cidade sustentável para o século XXI. Cidade que deverá ser construída desde “baixo”, de forma participativa, solidária e no enfrentamento radical da exploração, da miséria e da destruição da natureza. Buscamos, pois, “outra cidade”, possível, e necessária, ao “outro mundo possível”.

Os seminários são resultado da parceria entre Grupo de Pesquisa Política, Natureza e Cidade (GPNC), o Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica Para a Sustentabilidade (GTJUS) o Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (NUDESE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e a primeira ONG ecológica da região sul do RS, o Centro de Estudos Ambientais (CEA), com 26 anos de atuação ininterruptos.

A programação do primeiro dia, segunda-feira, 14.12, é a seguinte:

14:00

Prof. Dr. Humberto Calloni – PPGEA

Prof. Dr. Carlos RS Machado – GPNC

Prof. Dr. Francisco Quintanilha Véras Neto – GTJUS

Profª. MSc. Cíntia Barenho – CEA

Prof. Dr. Éder Dion de Paula Costa – NUDESE

 

14:30 – 16:30

Tema 1 – A Cidade e as Políticas: temas e pesquisas / Coordenação: Prof. Dr. Francisco Quintanilha Véras Neto (FADIR/PPGEA/GTJUS /FURG)

      A sustentabilidade das cidades – Prof. Dr. Carlos RS Machado, Profª. MSc. Daiane Teixeira Gautério e Profª. MSc. Maria de Fátima Santos da Silva (IE/PPGEA/FURG)

      Os colegiados ambientais municipais (COMPAM e CONDEMA) e a gestão pública Bel. Mara Núbia Cezar Oliveira, Secretária Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e Bel. Márcio André Facin, Comandante da 3ª. Cia Ambiental da Brigada Militar

      Debates e Intervalo

16:30 – 18:30

Tema 2 – O Patrimônio e o Urbano / Coordenação: Profª. MSc. Eugênia Antunes Dias (CEA)

      A dinâmica da formação do espaço da cidade: história e patrimônio Profª. Drª. Márcia Naomi Kuniochi (ICHI/FURG)

      O urbano da cidade Prof. Dr. César Augusto Ávila Martins (ICHI/NAU/FURG)

      A eco-estética e a educação na cidade Prof. Dr. Pablo René Estévez Rodríguez (Universidad Central De Las Villas – UCLV /Cuba)

      Debates e Intervalo

18:30 – 20:00

Tema 3 – A extensão universitária na cidade: atualidade e perspectivas / Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (IE/PPGEA/FURG)

      A política e as ações de extensão da FURG Ass. Soc. MSc. Darlene Torrada Pereira (PROEXC/FURG)

      O PAIETS e a inclusão do povo na Universidade – Profª. MSc. Rita Patta Rache (SUPEXT/FURG) e Coordenadores dos Cursos

      Debates e Intervalo

20: 00

LANÇAMENTO DE LIVROS

– A Cidade Sustentável e o Desenvolvimento Humano na América Latina: Temas e Pesquisas, com os autores

– Livro do Projeto de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS), com os autores

– A Alternativa Estética na Educação, por Pablo René Estévez

– Revista Educação e Ambiente

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