Divulgamos email que a entidade ambientalista GERMEN, da Bahia, fez circular nas redes socioambientalistas que participamos.

energia20nuclear1

Usina Nuclear na BAHIA ? NÃO!!!!!

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou que a Bahia é o destino mais provável de pelo menos uma das duas usinas termoelétricas nucleares que estão previstas para ser instaladas na Região Nordeste.
O governo baiano confirma o interesse no projeto e aponta a região sul do estado como local mais provável para receber o “empreendimento”, com a região norte, nas proximidades do São Francisco, como a segunda opção.

No  dia 29 /04 ( Quarta-Feira), às 19h, o GERMEN (ONG ambientalista mais antiga da Bahia) vai promover um debate sobre esse afronto aos baianos, na Rua Ignácio Accioly, nº. 26 – Pelourinho. Maiores Informações: 71/ 3266-0554 / 9937-5602

Por que dizer NÃO a energia nuclear :

1. É cara e desvia dinheiro de energias limpas. Os recursos gastos na energia nuclear poderiam gerar o dobro de energia se investidos em eólica e quatro vezes mais, se investidos em eficiência energética.

2. É suja. Mais usinas nucleares significam mais lixo radioativo, e ainda não existem depósitos definitivos para os rejeitos de Angra 1 e 2.

3. É perigosa. Chernobyl e o caso do Césio em Goiânia são apenas alguns dos inúmeros acidentes que marcam a história da energia nuclear.

4. Facilita o desenvolvimento de armas nucleares. Os países que têm o domínio do ciclo de urânio podem desenvolver uma bomba atômica.

5. Gera instabilidade geopolítica. A energia nuclear gera uma corrida entre países vizinhos e/ou rivais.

6. Não resolve o problema das mudanças climáticas. O ciclo total da indústria nuclear gera emissões de gases estufa. Além disso, seria necessário construir mais de mil novos reatores em pouco tempo para substituir as fontes fósseis, o que é impraticável.

7. Não gera empregos. Para cada emprego gerado pela indústria nuclear, a indústria eólica gera 32 e a solar, 1426.

8. É ultrapassada. Vários países do mundo, como Alemanha, Espanha e Suécia, vêm abandonando a energia nuclear.

9. É rejeitada pelos brasileiros. Pesquisa do ISER mostra que mais de 82% da população brasileira são contra a construção de novas usinas nucleares.

10. Não é renovável! O relatório Revolução Energética mostra como eliminar a energia nuclear e as térmicas a carvão e óleo da matriz elétrica nacional.

Portanto, junte-se ao GERMEN e DIGA NÃO você também!

Marcell Moraes
Coordenador Geral GERMEN

Anúncios