Ambientalistas educadores gaúchos reunidos na OCA, Rincão Gaia. Foto: CEA

Ambientalistas educadores gaúchos reunidos na OCA, Rincão Gaia. Foto: CEA

Ocorrerá no próximo final de semana (27 a 29 de março), no Rincão Gaia em Pantano Grande, a Etapa III Presencial do Projeto Ambientalistas Educadores.

Em torno de trinta representantes de organizações ecológicas não governamentais (ONGs) e movimentos sociais, estarão discutindo diversas questões sobre práticas transformadoras da relação predatória da sociedade para com a natureza, marcadas pelo consumo ilimitado (o chamado consumismo) e o desrespeito as leis ambientais.

Para tanto, os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da FURG, Dr. Alfredo Martín e Dr. Carlos Machado, trabalharão a metodologia para uma Educação Ambiental Transformadora. A Diretora do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ex-militante do CEA, Lúcia Anello, estará presente palestrando sobre a “Política Nacional de Educação Ambiental: MMA e as ONGs Ecológicas”. O Evento ainda contará com a presença do Professor Dr. Frederico Loureiro, da UFRJ, o qual abordará as temáticas “Tendências da Educação Ambiental: Premissas e Implicações Políticas” e “Pensar e Agir Ecológico: Atual contexto e Ações Prioritárias”. Após, Loureiro segue para Rio Grande, onde ministrará a aula inaugural no PPGEA/FURG, dia 31 de março, com o tema “Mundialização do Capital, Sustentabilidade Democrática e Políticas Públicas: Problematizando os Caminhos da Educação Ambiental”, informa avalia Cintia Barenho, do CEA.

Lara Lutzenberger e equipe de CEA na Etapa II do Projeto Ambientalistas Educadores, no Rincão Gaia. Foto: CEA

Lara Lutzenberger e equipe de CEA na Etapa II do Projeto Ambientalistas Educadores, no Rincão Gaia. Foto: CEA

O Projeto Ambientalista Educadores é uma parceria da UNESCO, MMA, CEA e a ONG Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBÁ), responsável pela edição do projeto no estado da Bahia.

Segundo Antonio Soler, integrante do CEA, idealizador e executor do Projeto Ambientalista Educadores, seus objetivos foram alcançados proporcionando condições para a formação continuada de integrantes de ONGs e Movimentos Sociais que lidam cotidianamente com a questão ecológica. Além dos encontros presenciais, o projeto contou com etapas não-presenciais através de um ambiente virtual desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação a Distância da FURG.

A representatividade foi significativa, tendo a participação de representantes das ONGs gaúchas AGAPAN (POA), AIPAN (Ijuí), ALGA (Caxias do Sul), AMA (Guaíba), AMIZ (Pelotas), Ballaena australis (Barra do Chuí), ECOFUND (Canoas), ECOGATO (Pelotas), Fundação Gaia (POA), Fundação Moã (Santa Maria), GAEC (Pelotas), GEAN (Arroio Grande), Guardiões da Vida (Passo Fundo), GESP (Passo Fundo), IMCA (Montenegro), INGÁ (POA), Instituto Biofilia (POA), Instituto Órbis (Caxias do Sul), MIRA-SERRA (São Francisco de Paula), NAT (POA), Os Verdes (Tapes), Fundação TUPAHUE (Pelotas), NEMA (Rio Grande) e Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região.

Maiores informações podem ser acessadas em: Orientações 1 e Orientações 2

Para conhecer um pouco mais do Projeto Ambientalistas Educadores acesse AQUI

Para ver as imagens dos outros encontros presenciais acesse nosso Flickr