Divulgando a campanha RIOS LIVRES DE BARRAGENS da entidade parceira de luta ecológica Ingá, de Porto Alegre. O pessoal está com a campanha bem intensa contra a UHE Pai Querê.

bottom-pai-quere
Campanha RIOS LIVRES DE BARRAGENS
Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – GT Energia

A Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai abriga remanescentes do Bioma Mata Atlântica e do Bioma Pampa, onde vivem espécies ameaçadas de extinção, além de diversas espécies que só existem lá. A região possui uma rica diversidade cultura com comunidades rurais que vivem no local e cultivam a terra há várias gerações. Tudo isso está ameaçado com os planos do governo de construir mais de 20 grandes hidrelétricas dentro da bacia, interrompendo o fluxo normal dos rios afogando a flora e a fauna e desalojando muitas famílias.
Dentre estas planejadas está a usina hidrelétrica (UHE) de Pai-Querê, entre Lages, SC e Bom Jesus, RS, uma mega-hidrelétrica que mesmo sem receber licença para sua construção foi incluída no PAC do governo, e cujo estudo de impacto ambiental foi feito pela Engevix, a mesma empresa que apresentou um laudo fraudado para liberar a construção da usina de Barra Grande.

A forma e a necessidade de novos empreendimentos como esses são altamente questionáveis, não justificam de maneira nenhuma, pois não há dinheiro nesse mundo que repare os danos. As alternativas para elas existem e são viáveis, o que falta são políticas públicas sérias, comprometidas com o meio ambiente e que respeitem as comunidades tradicionais e a vida. Somos a favor da vida e da diversidade biológica e cultural do nosso estado e do nosso país.

Alguns dos impactos que a UHE Pai-Querê pode causar:

•    Inundação de mais de 3 mil hectares de florestas primárias ou em fase avançada de regeneração, composta por Mata de Araucárias;
•    Mais de 200 famílias atingidas, sem considerar famílias de agricultores arrendatários, sem-terra, bóias-frias que trabalham na região;
•    Mudanças no clima, tanto local quanto regional, por causa do metano liberado pela inundação das árvores;
•    181 mil araucárias afogadas;
•    Extinção de dezenas de espécies de animais e plantas

•    O INGÁ – Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais junto a outras entidades ambientalistas está iniciando a Campanha Rios Livres  de Barragens. Esta campanha visa à conscientização da população em vista aos empreendimentos danosos ao meio ambiente, que afinal é de todos nós.

Não queremos e não precisamos de mais empreendimentos mega-impactantes!

Pai- Querê não pode ser!

Ajude a preservar a vida da Bacia do Rio Pelotas!

Para saber mais acesse GT Energia Ingá

Participe do Abaixo-assinado eletrônico contra a construção da usina hidrelétrica de Pai Querê AQUI

Anúncios