https://i0.wp.com/diariodoprofessor.com/wp-content/uploads/2007/10/morro-do-ceu-mostrando-escola-com-circulo.jpg

A região do Morro do Céu, Caramujo, Niterói, era, até cerca de 20 anos atrás, uma região de colinas e vales, dominados por sítios, de bom clima, poucos habitantes, muitos recursos naturais, como matas, nascentes, animais silvestres. Após o fechamento do lixão de Viçoso Jardim, em bairro adjacente, a prefeitura de Niterói passou a levar o lixo para o aterro controlado de Gramacho, em Duque de Caxias. Como o custo de tal operação era demasiado alto, a nova prefeitura da cidade se viu na incumbência de providenciar um local para servir de vazadouro de lixo.

Desta forma, em 1983, todo o lixo a cidade de Niterói passou a ser jogado, sem nenhum tratamento, na região do Morro do céu.

Este trabalho visa a contribuição para o resgate da História Ambiental desta região, construída a partir das lembranças e depoimentos dos moradores e das diversas pessoas e instituições que participaram da instalação da lixeira, buscando uma discussão entre as diferentes contribuições de cada ator social envolvido.

Download: MONOGRAFIA: História ambiental do morro do céu. (AQUI)

Fonte: Diário do Professor